quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Qual o melhor Motor para Esteira Elétrica Profissional ?



Como saber qual esteira tem o motor que pode ser considerado profissional? E qual motor é melhor AC (corrente alternada) ou DC (corrente continua)?

Para efetuar a compra correta e evitar dores de cabeça, a primeira coisa que deve ter em mente é que esteiras são equipamentos que sofrem o peso de uma pessoa em uso, devem ter motores fortes para fazer isto.

Antes de Avaliar os Motores

Iremos colocar alguns parâmetros para a nossa avaliação.

Quanto ao uso do equipamento, vamos estipular o mínimo de 4 horas contínuas se desligar a esteira.

Quanto ao usuário, iremos usar a media de corrida máxima de 16km/h e 120kg de peso máximo.

Outro detalhe é somente iremos falar em HP real, não HP de pico, esteira podem ter 4, 5 ou 6 ou 7 HP Max, mas é de pico não é real, vamos usar sempre o que é real para medir o HP.

Motor de Corrente Alternada AC

Para suportar o uso por 4 horas, o ideal seria um motor de 2HP AC real, o motor de 1,5HP AC pode suportar mas sugerimos sempre 2HP AC como mínimo, a velocidade pode ser de 20km/h mas prefira as esteiras que afirmam ter 16km/h ou 18km/h como máximo, isto porque a fabrica pode aumentar a velocidade na placa de controle, e isto pode diminuir a durabilidade ou até queimar a placa, as novas placas podem ser reguladas com um botão, quando encontramos esteiras com este problema abaixamos a velocidade na placa para consertar o que a fabrica vendeu errado para o cliente. Acima de 18km são esteiras de 3HP AC é muito mais potente e pode chegar até 25km/h , seria um plus do básico, e acima 4HP AC ou 5HP AC seria “over plus” adequado para pessoas muito pesadas acima de 150kg ou para justificar um empreendimento de alto padrão, ninguém quer comprar um BMW e ter um toca fitas ruim dentro do carro....

Motor de Corrente Contínua DC

Para suportar 4 horas o ideal é 3HP real com amperagem de 15 ou mais, o motor de corrente contínua esquenta muito mais que o de corrente alternada, muitos produtos tem motor de 3HP DC, entretanto só compre com certeza sobre a amperagem, baixa amperagem vai causar problemas que podem queimar placa e motor. Para motores mais potentes vá direto para motores de corrente alternada, 4HP DC ou 5HP DC são fracos perto de um motor de 3HP AC.

Ou seja a equivalência seria assim :

2HP AC = semelhante 3HP DC com alta amperagem

3HP AC = semelhante 4HP ou 5HP DC com alta amperagem

Agora é com você boa escolha ! 

3 comentários:

  1. preciso de um motor para esteira mt 5500 eletronic, onde posso encontrar ?

    ResponderExcluir
  2. Quero comprar uma esteira para uso residencial para corrida. Peso máx de quem vai utilizar é 80kg. Não quero investir mais de 5mil. Qual mais indicada? tive olhando a speedo Tr3, a movement go run 3.0 e a premium 35 da ergolife

    ResponderExcluir
  3. comprei uma esteira Houston EA35A, o motor queimou, mandei ajeitar e o técnico condenou a esteira, pois a Houston não tem o motor no estoque, e o mesmo alertou a possibilidade de o motor ter sido enrolado errado e queimar a placa isso acontece ?

    ResponderExcluir