Lubrificação das Esteiras
Muitos dos problemas que apresentam nas esteiras poderiam ser solucionados com a lubrificação.
Os problemas de usar as esteiras sem lubrificação são:
- Queimar Placas e Motores : quando a esteira esta sem lubrificação a amperagem aumenta, esta alta amperagem pode queimar placas e motores.
- Diminuir a vida útil das peças de desgaste: lona e deck são constantemente trocados quando não há lubrificação.
- Queimar Placas e Motores : quando a esteira esta sem lubrificação a amperagem aumenta, esta alta amperagem pode queimar placas e motores.
- Diminuir a vida útil das peças de desgaste: lona e deck são constantemente trocados quando não há lubrificação.
Tanto a lubrificação quanto a limpeza são importantes, se só lubrificar sem limpar vai acabar formando uma pasta embaixo da lona que pode a princípio dar lubrificação além que o necessário, o que também é ruim, mas no futuro irá fazer o trabalho inverso de “segurar” a lona.
Sugerimos a lubrificação a cada 10 horas de uso e a limpeza embaixo da lona a cada 60 horas de uso, uma conta mais simples seria, se for em uma residência, lubrifique a cada 3 dias e limpe a cada 30 dias, se for em condomínio ou academia, lubrifique a cada dois dias ou todos os dias, e faça a limpeza no mínimo a cada 15 dias, a periodicidade da manutenção depende do uso.
Algumas esteiras têm motor e placa com amperagem super dimensionada, o que ajuda na falta de manutenção adequada, a rotatividade de funcionários e o desleixo com a manutenção podem ser compensados em parte por um motor mais potente, entretanto se o quadro não mudar mesmo a esteira com motor mais potente vai acabar parando.
Com lubrificação e limpeza adequada, muitas esteiras que “não suportam o uso corporativo” poderiam ser fornecidas para uso corporativo.
Algumas propagandas de esteiras afirmam que dispensam lubrificação, na verdade, há lubrificação mas ela pode estar no deck em forma de cera ou pode ter a lubrificação automática que é um motorzinho que injeta silicone líquido embaixo da lona.
Vamos analisar estas opções, a cera lubrificante dura normalmente um ano, em algumas esteiras o usuário pode virar o deck, do outro lado do deck tem mais cera, assim consegue usar a esteira mais um ano se lubrificar mas, depois de 2 anos, o usuário vai ter que comprar o deck com a cera, a cera é importada e o custo é alto, a lubrificação automática é boa mas o motorzinho que injeta o silicone pode injetar demais ou menos, nós tivemos um caso onde o silicone foi despejado a noite toda e danificou o piso.
Agora veja as vantagens do equipamento com lubrificação manual:
- o custo do silicone spray ou líquido é baixo
- o preço do equipamento é menor.
- o contato com o equipamento ajuda a verificar e prevenir pequenos defeitos que aumentam muito a vida útil do equipamento.
Por estas razões acreditamos que a esteira com lubrificação manual têm melhor custo/benefício do que as outras.
obrigada pelas informações!
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirolá caiu por acidente silicone na manta da esteira , ja limpei mas ficou muito deslizante, não consigo caminhar nela ?
ResponderExcluirEu tenho uma esteira Reebok e ultimamente está travando, já lubrifiquei,já limpei e verfiquei a correia mas eu coloquei silicone na correia e vi que piorou será que foi o silicone que coloquei?alguém me da uma dica de que devo fazer?
ResponderExcluirEu tenho uma esteira Reebok e ultimamente está travando, já lubrifiquei,já limpei e verfiquei a correia mas eu coloquei silicone na correia e vi que piorou será que foi o silicone que coloquei?alguém me da uma dica de que devo fazer?
ResponderExcluirestou com o mesmo problema.
Excluiramigo pode me ajudar.tenho uma esteira proform 725 tl, troquei a lona por uma nova,lubrificada e tensionada, mas quando ela esta em velocidade de corrida, de vez em quando a lona trava e os roletes giram em falso.Oque pode ser?
ResponderExcluirTenho que lubrificar mais ainda?..ja usei quase 200ml de silicone.
Tensionar mais?...esta quase no limite do parafuso tensionado.obg
Vc vai ter que observar a polia do cilindro dianteiro. Geralmente é uma polia de plastico prensado no cilindro. Ela solta e não adianta esticar a lona.
ExcluirRetire a tampa do motor
COLOQUE a esteira em movimento
Velocidade 3.0
Ssegure nos braços da esteira
Coloque um pé a frente e tente parar a lona que está em movimento
Observe a polia
Se o cilindro estiver girando e a polia parada
O problema está na polia
Outra coisa é excesso de silicone
Pode causar esse problema tamb